Guia Michelin 2020

“Um restaurante com um ar rústico que não o vai dececionar. Cozinha transmontana especializada em pratos de caça, como o seu Javali estufado com castanhas ou Arroz de lebre.”

Certificado de Excelência Tripadvisor 2019

Por receber pontuações altas dos viajantes com frequência

Concepts

Cozinha Transmontana de Referência

O Restaurante “O Javali” é homologado pelo Turismo de Portugal, como casa típica. Recomendado pelo Guia Michellin já há vários anos, oferece uma grande diversidade de pratos. Tem como referência a caça, o Javali estufado, e os pratos fortes transmontanos, como a Posta de Vitela, os Enchidos, o Butelo, cordeiro e cabrito e claro a Truta grelhada ou de escabeche.

Conta também com instalações confortáveis e acolhedoras, incluindo uma soberba esplanada.

Tudo começou em 2003, quando a D. Maria do Carmo e o Sr. Alberto Gonçalves decidiram abrir portas de uma nova casa. Com mais de 20 anos de experiência no ramo da hotelaria, na cidade de Bragança, a trabalhar por conta de outrem, 2003 foi o ano da mudança. Surgiu o restaurante O Javali.
O nome Javali surge devido à abundância de javalis na zona do Parque Natural de Montesinho, onde está situado o restaurante. O Sr. Alberto achou que seria um nome que ficava no ouvido dos clientes e assim ficou. Com uma carta de produtos tradicionais, O Javali foi homologado em 2004 como “Casa Típica” pelo Turismo de Portugal. O javali estufado, o lombo de javali e o arroz de javali foram, desde a abertura do restaurante, os pratos com maior reconhecimento e procura. A estes pratos tradicionais cozinhados pela D. Maria do Carmo, junta-se o saber fazer e bem receber do Sr. Alberto, que estudou nos anos 80 na escola de hotelaria na Suíça. 

 

“Queríamos ser uma referência na cidade de Bragança, por isso saímos do centro e fizemos uma casa tradicional com uma boa garrafeira, a 3 km da cidade, dentro do Parque Natural de Montesinho”
Sr. Alberto
Fundador
Sr. Alberto Gonçalves, a esposa Maria do Carmo e o filho Flávio

A este projeto junta-se Flávio Gonçalves, filho único do casal de proprietários e que cresceu a ouvir os tachos na cozinha, o fervilhar da comida nas panelas, o abrir e fechar dos frigoríficos e a cheirar os aromas da cozinha transmontana. “De bebé, adormecia nos sofás do restaurante e ali ficava até fecharmos a casa” – diz D. Maria do Carmo sobre o filho.
Como não poderia ser de outra maneira, a crescer neste ambiente, desde muito novo que Flávio, ajudou os pais no restaurante. Em 2010 licencia-se em Gestão Hoteleira e durante 4 anos fez vários estágios nesta área, tanto em Portugal, como no estrangeiro. Em 2017, surge um novo capítulo na sua história, a Taberna do Javali.
A Taberna fica situada dentro da cidadela de Bragança dispondo de vistas privilegiadas para a Domus Municipalis. Outrora um café, a atual Taberna do Javali foi adaptada por Flávio para se tornar um restaurante que se caracteriza por ser uma boa casa de tapas, cafetaria e “cocktelaria”. Marcada pelo seu hambúrguer de javali, a sandes de javali e a francesinha de javali, mas não só de javali vive esta casa. Existem ainda os cogumelos, as alheiras, os queijos e os presuntos que fazem a delícia dos comensais. 

 

“Diríamos que é uma casa com um toque moderno, mas que continua a aproveitar as tradicionais matérias primas culinárias que a região de Trás os Montes nos oferece”
Flávio Gonçalves
Taberna
Flávio Gonçalves

Em 2019 surgiram os alojamentos associados à família do grupo Javali. Primeiro, A Casa do Javali. Um apartamento totalmente equipado e renovado, situado dentro das muralhas do castelo de Bragança. Depois, A Casa do Lelo. Um turismo em espaço rural situado na aldeia de Rabal, a cerca de 15 minutos da cidade de Bragança.

Chef Flávio Gonçalves

Desde muito novo que Flávio começou a ver a gastronomia e hotelaria com um olhar diferente, presumindo um futuro na área. Em agosto de 2004, o restaurante O Javali ficou sem uma das funcionárias e com apenas 13 anos, Flávio entrou para o “ringue” como ajudante de bar e mesa.

Enquanto se graduava em gestão hoteleira, nunca deixou o restaurante e os seus pais, ajudando sempre a casa que o viu nascer.  

Em abril de 2017, surge a Taberna do Javali, no castelo de Bragança. Um conceito diferente ao habitual da cidade. Virado para as tapas e para uma comida mais “descontraída”, usando as raças autóctones da região e os produtos típicos, fazendo jus ao nome com vários pratos de Javali.